Entregues a uma confusão de sentimentos contraditórios, as crianças necessitam cada vez mais de ajuda a (re)conhecer melhor os seus sentimentos, a nomeá-los e a fazer uma distinção entre eles, nelas próprias e nos outros. Assim, aprendem a imaginar-se na perspetiva do outro, o que ajuda a desenvolver a sua consciência social.
Quando envolvidas num ambiente que as convide a exprimir todas as suas emoções, incluindo as negativas, as crianças podem ter cada vez mais domínio sobre os seus sentimentos e lidar com eles de forma tranquila e segura.
Trabalhar as emoções com as crianças pode também ser importante no sentido preventivo do desenvolvimento de problemas sócio-emocionais. Aprender a exprimir e a comunicar os sentimentos aos outros diminui a possibilidade da manifestar comportamentos menos adequados, numa situação emocionalmente complicada
(adaptado do Manual “Uma Caixa Cheia de Emoções”)
Com a Formação “Caixa de Emoções” pretendemos transmitir uma forma diferente de trabalhar as emoções com as crianças, ajudando-as a aproximarem-se do que se passa dentro delas.
Formação em Continuidade com participação presencial nos dias 30 de Janeiro e dia 27 de Fevereiro (das 18h às 20h30) e com experimentação prática da Caixa de Emoções para exploração em contexto (1 mês).
Para se inscrever deverá preencher o formulário online (https://pt.surveymonkey.com/r/LKV623P).