Manual “Sou Capaz”

Sou Capaz! é um programa que ajuda a criança a desenvolver capacidades e a superar
problemas. O método baseia-se na Terapia Focada na Solução e foi desenvolvido no Helsinki Brief Therapy Institute, pelo psiquiatra Ben Furman e seus colaboradores Tapani Ahola, SirpaBirn e Tuija Terävä.

A ideia do manual “Sou Capaz!” é que o adulto chegue a um acordo com a criança, de modo a que esta escolha uma determinada capacidade a adquirir ou a melhorar. Este método deverá motivá-la e ajudá-la nessa aprendizagem.

20160817_180540A capacidade escolhida pode ser qualquer coisa que seja difícil para a criança, por exemplo: comer corretamente, dormir na própria cama, ir à casa de banho quando tem necessidade, lembrar-se de preparar a mochila para a escola, cuidar do animal de estimação, expressar as suas zangas através de palavras e não fisicamente, etc.

Todas as crianças têm capacidades que precisam de aprender ou melhorar.

Para saber mais sobre o Programa Sou Capaz! e outras ferramentas da Terapia Focada na Solução destinados a crianças e adolescentes, visite o site www.kidsskills.org ou contacte a Associação A PAR.

Advertisement