Programa A PAR

O Programa A PAR é um programa de prevenção primária e de capacitação familiar dirigido a famílias com crianças dos 0 aos 6 anos de idade implementado, prioritariamente, junto de comunidades mais vulneráveis.

Quando e Como surgiu?

O Programa A PAR teve o seu início em Maio de 2006, ainda antes da constituição jurídica da Associação Aprender em Parceria (Janeiro de 2007).

Inspirou-se no Programa PEEP (Parents Early Education Partnership), criado em 1995 na cidade de Oxford (Reino Unido), com o objectivo de melhorar as oportunidades de vida das crianças pequenas, residentes em áreas de intervenção prioritária. Este programa foi implementado e avaliado em três estudos longitudinais revelando ganhos significativos nas famílias, nas crianças e na comunidade onde o programa se desenvolve.

Porque surgiu?

Tal como no Reino Unido, o Programa A PAR em Portugal surgiu da necessidade de trabalhar prioritariamente com as populações mais vulneráveis no sentido de capacitar as famílias mais jovens, numa estratégia de prevenção e de luta pela exclusão social. Os problemas mais frequentes encontrados nestas famílias e, respectivamente, as motivações encontradas para promover este Programa em Portugal foram:

– falta de apoio efectivo às famílias com crianças pequenas;
– falta de vinculação afectiva;
– baixa auto-estima de adultos e crianças;
– baixos níveis de literacia e numeracia;
– stress precoce;
– isolamento;
– desestruturação familiar;
– ambientes pouco estimulantes;
– problemas de nutrição;
– insucesso escolar;
– abandono escolar precoce.

O Programa A PAR foi estruturado para ser oferecido às famílias que tenham crianças com idades compreendidas entre os zero e os seis anos de idade. Ao envolver desde muito cedo os pais na educação dos seus filhos, reforça o seu papel crucial como os primeiros e mais importantes educadores das suas crianças, é por este motivo um Programa de Educação da Infância assim como um Programa de Capacitação Familiar.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s