Programa BIP ZIP 2019/2020

Projeto A PAR – Aprendemos em Conjunto

Através do Programa BIP ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, a Associação A PAR promove três atividades em quatro instituições de cariz social da Junta de Freguesia de Santa Clara nas valências de Creche e Jardim de Infância (UDI Galinheiras – Nuclisol Jean Piaget; Creche de Santa Clara – SCM Alenquer; Creche da Ameixoeira – SCML e Centro Infantil Dr. António da Costa Leal):

1. Sessões A PAR temáticas – Uma vez por mês a equipa A PAR leva a cada instituição uma sessão lúdica e criativa tendo como base uma temática relacionada com as competências relacionais a trabalhar com as crianças (ex: afetos, amizade, “obrigada”, “desculpa”,…). Estas sessões são uma atividade interativa constituída por momentos com histórias infantis, rimas e canções, contadas e cantadas de diferentes formas e dinamizadas de forma expressiva, com recurso a vários materiais lúdicos, apoiados no no Projeto Musical Cantar Juntos 1 e 2. Os temas das histórias, as músicas e as rimas são pensadas e escolhidas de modo a abordar e a trabalhar diferentes competências pessoais, sociais e relacionais. Após cada sessão é lançado um desafio ao grupo que deverá desenvolver a temática durante o mês.

2. Conversas com Pais – Sessões mensais com intervenção da equipa A PAR em diversas áreas de interesse na educação das crianças e capacitação parental. Nestas sessões é propiciada a participação ativa, discussão de temas, reflexão e dinâmicas que partem, muitas vezes, da experiência dos pais. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias, a A PAR desenvolve momentos de Conversas com Pais, proporcionando contextos de promoção de uma parentalidade positiva e oferecendo ferramentas práticas para lidarem com os desafios diários da educação.

3. Formação de Equipas – São proporcionadas às equipas educativas das instituições parceiras uma formação trimestral visando formas de envolvimento parental e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e relacionais nas crianças. Ao longo do projeto, os profissionais de educação são desafiados através destas ações de formação a estreitar a relação casa-escola, uma vez que aqui serão abordadas temáticas de envolvimento parental e de desenvolvimento social e relacional nas crianças. Pretende-se assim, dar a conhecer novas metodologias e ferramentas de trabalho; fomentar a partilha de experiências entre os profissionais de educação e estimular a sua criatividade através das dinâmicas propostas e da apresentação de novas ideias (que poderão colocadas em prática).