Programa BIP ZIP 2020/2021

SE EU CONSIGO, TU TAMBÉM CONSEGUES!

Com o apoio do Programa BIP ZIP, a Associação A PAR desenvolve o Projeto “Se Eu Consigo, Tu também Consegues” no Agrupamento de Escolas Pintor Almada Negreiros. O projeto tem enfoque na prevenção primária de comportamentos de risco e visa, através da aquisição de competências pessoais/sociais em alunos do 1º e 2º ciclo, obter impacto ao nível do investimento escolar e integração/coesão social.
Neste sentido, a A PAR promove quatro atividades:

Sou Docente e Sou capaz! – Através da adaptação do Programa “Kids’ Skills” são proporcionadas 6 sessões junto do grupo de docentes da Escola Pintor Almada Negreiros, com o objetivo de fornecer ferramentas práticas e criativas na procura de soluções para os desafios que a educação das crianças e jovens lhes suscita. Os conteúdos abrangidos ao longo das sessões incidem no desenvolvimento da autoestima, no autocontrolo de comportamentos indesejáveis, na aceitação de diferenças e na cooperação, na resiliência e na responsabilidade.
Após cada sessão é lançado um desafio aos docentes que o devem realizar durante o mês.

Famílias Capazes! – De forma a apoiar os pais ou outros encarregados de educação, a Associação A PAR promove sessões através de metodologias ativas e dinâmicas de ação-reflexão e experimentação, familiarizando-os, numa linguagem muito simplificada, com os princípios básicos da Psicologia Focada na Solução. Serão abordados temas como: como elogiar as crianças para reforçar um desenvolvimento positivo; como responder a um comportamento indesejável; como fortalecer a cooperação entre família-escola; como ajudar crianças a ultrapassar problemas; como responder a um comportamento impróprio, entre outros.
Ao longo do projeto as famílias são convidadas, no final de cada sessão, a responder a um desafio lançado pela Equipa A PAR.

Eu Sou Capaz! – Baseado no Programa Kids’ Skills (Sou Capaz! na versão Portuguesa), esta atividade pretende ajudar as crianças a desenvolver capacidades e a superar problemas.
Em sessões práticas mensais, é pedido a cada turma que identifiquem uma ou mais competências que gostassem de adquirir ou melhorar ao longo do ano letivo. Estas sessões levarão os alunos a refletir sobre eventuais problemas percecionados dentro (ou fora) da escola e, em conjunto, procurar soluções. A tónica não é colocada no problema (parar a agressividade) mas na competência a adquirir (aprender a gerir e expressar as emoções, a relacionar-se com os outros, a aceitar diferentes opiniões, etc.). Com recurso a um manual/guia com passos específicos de aquisição de competências que é disponibilizado, cada turma fará uma espécie de registo/ diário das conquistas.

Sou Capaz – On Rádio – As turmas do 5º e 6º ano do 2º ciclo do ensino básico da Escola Pintor Almada Negreiro, criarão conteúdos para dinamizar um programa de rádio escolar online. Esta atividade pretende ajudar as crianças a desenvolver capacidades e a superar problemas coletivamente, contribuindo para o exercício de uma cidadania consciente. Cada turma, em conjunto, identificará aspetos positivos e outros a melhorar tanto na sua comunidade como na escola. O desafio lançado aos alunos será o de encararem as problemáticas identificadas por eles numa oportunidade para crescimento da comunidade escolar explorando-as em conteúdos de rádio. A rádio escolar pretende, assim, ser promotora de competências facilitadoras da integração social, da aceitação do outro e da construção de uma identidade social.