Projetos

FCGCidadaniaAtiva_EEAGrantsLogo

Apar_01Logo APAVLogo Pro Dignitate

 

 

PROGRAMA A PAR:   CAPACITAÇÃO PARENTAL E DIREITOS DA FAMÍLIA

O Programa A PAR: Capacitação Parental e Direitos da Família é um projeto de prevenção primária, que visa a capacitação familiar promovido pela Associação aprender em Parceria – A PAR, contemplado com financiamento de Janeiro de 2015 a Março de 2016, no âmbito do Programa Cidadania Ativa, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), com gestão nacional a cargo da Fundação Calouste gulbenkian.

O Programa dirige-se a famílias com crianças dos zero aos seis anos, provenientes de diferentes culturas e etnias, de meios socioeconómicos baixos, onde predomina a desestruturação familiar, gravidez na adolescência, fragilidades na vinculação afectiva entre famílias e crianças, frágil desenvolvimento psico-afetivo e sócio-moral das crianças e falta de consciência de que os pais ou cuidadores são os primeiros e principais educadores das suas crianças. Estas famílias caracterizam-se como tendo baixos níveis de literacia e numeracia, insucesso e abandono escolar e baixa auto-estima de adultos e crianças o que pode influenciar a falta de predisposições positivas para a aprendizagem nas crianças.

O Programa tem como objetivo reforçar os fatores protetores do desenvolvimento das crianças através de um trabalho conjunto com e entre as famílias, contribuindo para a o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e parentais, e para a prevenção de futuros problemas na adolescência e na vida adulta das crianças.

Em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e a Pro Dignitate: Fundação de Direitos Humanos, espera-se o reforçar dos laços afetivos entre adultos e crianças, e o aumento da consciência das famílias sobre violência doméstica, abuso sexual, direitos humanos.

O projeto implementa-se através de Grupos A PAR: sessões com adultos e crianças que reúnem semanalmente, durante uma hora, e em que cada criança é acompanhada, pelo menos, por um adulto cuidador. As sessões acontecem num ambiente de interação e ludicidade, onde as expressões são o veículo promotor da relação e da aprendizagem, através das canções, rimas, histórias, jogos e brincadeiras criativas, que permitem a interação adultos e crianças e entre as diferentes famílias. A dinâmica das sessões inclui um momento de partilha entre os adultos, o Momento de Diálogo Parental (o foco das sessões) onde são abordados temas sobre a educação e desenvolvimento das crianças, direitos da família e violência doméstica.

No final de cada sessão, as crianças levam para casa um “kit lúdico” (constituído por um livro e brinquedos relacionados com o mesmo) ajudando assim as famílias a dar continuidade à dinâmica estabelecida durante a sessão.

Os locais de implementação do projeto são:

  1. Casa de Protecção e Amparo de Santo António (Prazeres)
  2. Jardim de Infância Mestre Querubim Lapa (Campolide)
  3. Centro de Acolhimento Infantil Dr. José Domingos Barreiro (Marvila)
  4. Centro Infantil de Odivelas (Ramada)
  5. Cooperativa Miminhos Alegres (Tapada das Mercês)
  6. Jardim de Infância do Rego (Bairro de Santos)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s