Programa “Ser Capaz” (para Pais/Educadores)

O Programa “Ser Capaz” é um programa de cinco sessões para uma Parentalidade Focada na Solução e foi concebido no Helsinki Brief Therapy Institute (Finlândia) pelo psiquiatra Ben Furman.

Este programa é a extensão do Programa “Kids’ Skills” (http://www.kidsskills.org/), programa de desenvolvimento de competências dirigido às crianças, que se apoia na abordagem focada na solução, ajudando-as a ultrapassarem problemas através da aprendizagem de novas competências. Também este foi desenvolvido pelo Dr. Ben Furman e Tapani Ahola, co-directores do Helsinki Brief Therapy Institute, e pelas professoras de educação especial Sirpa Birn e Tuija Terävä.

O Programa “Ser Capaz” pode ser realizado, por exemplo em escolas, centros de dia, centros de aconselhamento, clínicas, organizações sociais, e várias organizações que cuidam do bem-estar de famílias, crianças e jovens.

O Programa consiste em cinco sessões semanais ou bissemanais, com uma duração de cerca de duas horas cada uma e tem como alvo pais e outras pessoas que cuidam de crianças com idade igual ou superior a três anos, incluindo adolescentes.

Objetivo

Oferecer aos pais e a outras pessoas que cuidam de crianças e jovens, ferramentas práticas para lidarem com os desafios diários da educação destes,  familiarizando os adultos cuidadores com os princípios básicos da Psicologia Focada na Solução aplicada à parentalidade.

Plano de Sessões

Primeira sessão: Uau!
Como elogiar as crianças/jovens para reforçar um desenvolvimento positivo?

Segunda sessão: Dá-me descanso!
Como responder a um comportamento indesejável?

Terceira sessão: Caminhar na mesma direção.
Como fortalecer a cooperação entre pais/cuidadores e outros educadores?

Quarta sessão: Socorro!
Como ajudar crianças e jovens a ultrapassar problemas?

Quinta sessão: Castigar ou não castigar?
Como responder a um comportamento impróprio?

dsc_7710 dsc_7699